A Beleza Interna

A beleza interna, demora para ver , até eu que tendo ver por dentro, parece que não consigo saber o óculos, e talvez imaginar parece está embaçado por dentro da mente.

Bom, quando estamos nesse caminho, não nos importamos muito com a beleza externa, pois quando caímos do nosso corpo, já notamos quase nada do que pensávamos antes.

Então, eu que busco a minha beleza interna. Foi a minha queda que me faz ser presente.

Então, quero dividir como tenho muitos amigos, na espiritualidade e dividirão comigo, que uma queda é até um presente.

Como o Hospital é quase meu hotel, digo a todos tentem meditar, e temos que lá também tem um espelho e não se vê. Comecei a ver com mais compaixão aos atendentes, médicos, enfermeiras, limpadeiras.

Porque apesar das minhas perdas, das minhas lesões cerebrais, das dores. Mas agora vejo como é difícil todo mundo vir todos os dias quando vem cuidar do doente. E como eles tiveram que lidar com toda a dor, a raiva, a raiva e a morte. Comecei a ficar mais calado com os atendentes. Tento estar menos no ego.

No começo da minha queda, foi em 2007, mas hoje em 2023 sou grata pelas minhas quedas e vou vendo o que tinha aprendido e não percebi o valor do ensino.

Em 2008 fiquei amiga do Lama Lobsang, e me disse” tudo que você me disse é um presente em tudo na sua vida.“

Disse isso inclusive o meu primeiro diagnóstico e disse “ vai te fazer aprender a ser presente”.

Bom, eu fiquei revoltada, angustiada. Afinal por ele não poder entender , ou pior sabia que que deveria ter passado com coisas mais duras.

E ainda mais duro era porque sabia que era do Tibete e tinha passado por problemas profundos , do corpo , como é do tipo de tortura, mas Lama Lobsang é de uma compaixão grande.

Mas esses anos tem umas palavras que minhas novos amigos me ajudarão muito.

“ Deixa o pensamento fluir.” Ela nem imagina, quando deu a liberdade da mente comecei, perceber e consegui não seguir o pensamento na meditação , e me fez ter consciência.

E um outro amigo que conheci na Ásia e era de Israel e foi preso no Japão. Ele era traficante, e no Japão ficou preso anos e não podia falar, ler e estar sozinho. “ “Temos que aprender quem somos, o dinheiro não é nada, o corpo é nada, a prisão mais dura é com nós mesmos. Mas quando conseguir se descobrir fica até pela prisão.” Assim fez ele aprender as pessoas libertarem a mente.

A última vez que fui parar no hospital, e com uma uma lesão do meu cérebro foi em 2021Foi bem na hora que o meu grande amigo Sho morreu.

Eu sofri bastante de perder meu amigo, mas hoje vejo de uma maneira, foi triste, e belo. Sho é de uma família da Índia, e ele como eu moramos em muitos países e nos sentimos sempre que somos de fora de tudo. As vezes me parece que ainda está mais presente.

Como nos nos fizemos faculdade em NY, depois nos encontramos em varias áreas do mundo. Quando eu não era presa em nem humano religião, nem filosofia . Fui ver como o Sho dizia , para eu me libertar de tudo da mente.

Fui escutar as palavras do whats do Sho.

Diferença fundamental entre religião e espiritualidade explicada em uma foto.

Como ele disse “ A diferença de uma religião é como

Aquário. , e a espiritualidade é o Oceano.

Sabe, depois da morte do meu amigo me fez sentir a espiritualidade está do meu lado. Apareceu o Lama do Nepal em Ubatuba, também depois veio o meu amigo Rodrigo e trouce a meditação do Chopra, e depois veio uma monja do Tantra e então um um grupo de mulheres estamos nas filosofia de Chopra.

Foi até chocante, até sai e voltei. A mente até as vezes faz cansar. Mas de cansar de gratidão.

De uma beleza, que uma perda as vezes percebe e nem se vê por fora. Talvez de quem somos,e quando descobrimos a nossa beleza interna e de que somos iguais. Talvez é de quando conseguimos aceitar de tudo que ainda sente quem somos um só nesse universo.

Com amor,
Ju

A árvore está em minha mente

Tive um sonho cognitivo, desta vez foi como as pessoas que alugaram a minha casa e desejavam destruir as árvores.

Minha casa fica de frente para o mar, mas quando alugaram, decidirão que iriam casar e decidiram cortar uma árvore. A árvore é velha e bonita, mas as pessoas não respeitam a natureza.

Eles começaram a destruir a árvore, a árvore começou a cantar para mim, dizendo Ju, Ju. Pedi imediatamente para as pessoas que alugaram de não cortar. Já dava para saber que as árvores tem sentimentos.

Eles não estavam me respeitando, eu estava com muita raiva e sabendo como eles podem não respeitar a natureza.

Esse pessoal que alugou minha casa, e começou a pedir ajuda a Deus. Eu então , a ateia fui pedir ajuda do mar, e e da natureza.

Cantei “Mar, você pode destruir minha casa, mas pode ajudar a árvore”

O mar também pediu socorro ao vento, e o vento pediu socorro à chuva. Todos queriam ajudar a árvore

A árvore disse: “Ju suba na árvore, assim você vai sobreviver.”
Então ei subi na árvore.

Dao veio junto, e muito lentamente, porque sabia que vem o mar.

A chuva começou forte e as pessoas destruíram outra árvore. O vento era até forte e as pessoas quando cortavam, os cocos caíam, e o vento sentia eles caindo nas pessoas que cortavam. “Ação e reação

Cantou o pássaro, que poucos seres humanos sabem que têm muitos deuses. Dao (minha gata) disse que aqui ela quatro deuses, e deusas conhece o sol, a lua, a terra e o mar. Mas uma árvore disse ter muitas outras, e nenhuma parece ser um ser humano

Esse foi o meu sonho, me fez pensar muito, o que isso significa.

Então resolvi dar uma volta pela cidade e ver as árvores. Eu estava observando por acaso, vi uma loja com árvores e quando entrei, vi uma senhora tão hostil. Fiquei surpresa, mas queria manter minha mente em paz.

Ela era tão antipática , era a atendente do lugar. Era o lugar onde vendiam árvores. Quando eu estava olhando para uma árvore, fiquei muito surpresa, era uma árvore grande, e eu disse que queria plantar. E ela me disse que era para decoração.

Minha reação foi me contar sobre o meu sonho, ela me ignorou, saí e foi andando . Eu disse para explicar a minha mente. Até eu tentei lembrar de tudo o que vi na minha vida. Mas lembro que não deveria pensar em coisas negativas. Iria controlar a minha mente.

Lembro que foi ótimo, me lembrou disso dentro de mim. Resolvo caminhar, meditar e escrever. Comecei a observar o que vejo. Eu estava me perguntando, o que eu acho tanto do sonho.

Quando cheguei em casa e vi, me fez pensar que minha casa era feita de árvores. Mas eu nem sabia como se chamava. Minha mãe me disse que ela era de Ypêit, meu marido disse que era de Peróba.

Mas quando comecei a ponderar e a observar as árvores. Lembrei-me de que quando fui olhar as árvores na base da minha casa, a consciência veio. Minha casa é feita pelo desmatamento me fez entender o meu próprio entendimento.

Isso me fez lembrar que minha casa é por natureza. Fiquei pensando em como seria a casinha de passarinho, onde ficariam os animais que vagam pelas árvores.
Lembro do cata, macaco, coala
esquilo, preguiça, panda, urso.

Isso me fez lembrar das frutas, e dos que comemos, animais também. Vieram de eu lembrar dos indígenas , as Ocas e que eram as sua casa.

E então me fez lembrar que quando Sidarta encontrou a mente, ela estava perto da árvore.
Mas a árvore me faz entender a base da consciência. Me faz pensar como meu sonho me faz observar como decorar é querer demonstrar para o outro, não para si mesmo. A árvore é a base de nossas Ocas, e a reação e ação. Temos que plantar as árvores.
Para começar, pense que são as árvores que alcançarão o vazio e a Compaixão para todos nós.

Com amor,
Ju

Uma partícula da Vacuidade

Ontem de repente, tudo que que discutimos , veio a ventania aqui em Ubatuba. Eu que moro na frente do mar , fui olhar e via a árvore discutindo, indo e voltando. Ela parecia meu espelho. Mas eu nem percebia.

Fiquei olhando, gravando e vendo quanto tempo levaria aquela guerra de das árvores com o vento, e fui ao banheiro e ouvi as coisas que estavam quebrando. Eu e o André (meu marido) estivemos em lugares diferentes da casa. Nós perguntamos o que quebrou. A casa estava fechada , e não vimos nada.

Bom, não achamos o que estava quebrado, mas aquela queda me fez pensar como a natureza é muito alem de como somos.

Me fez pensar porque , antes do vento estava eu e o André discutindo fortes , mas vendo a natureza me faz porque eu estava revoltada . Lembrei que em em lugares lá em cidades e tantas pessoas com tanto medo, negativas, e tantas coisas belas.

Então, quando abri no outro dia casa, vi o vidro do lado da casa e foi atacado pela árvore, mas lembrei que nem devíamos pensar em coisas negativas. Já até aprendi dos Tibetanos que é a a maneira de se prejudicar a si mesma.

Me fez lembrar das coisas belas, me fez pensar das coisas que aprendi dos encontros que tenho visto.

Aprendi da minha amiga Ana Paula que nos Pássaro tem duas aves uma Vacuidade e uma tem Compaixão.

E achei essas palavras “As duas partes da aceitação genuína — ver com clareza e manter nossa experiência com compaixão — são tão interdependentes quanto as duas asas de um grande pássaro. Juntos, eles nos permitem voar e ser livres”

Também escutei de uma senhora de 99 anos que me fez pensar, ela disse da sua vida. Ela ela disse “é uma partícula com consciência.”

Cada dia tenho vendo pessoas que já pararão de ter que provar nada, mas ainda tenta saber do porque vivemos, e quem somos.

Também estava numa festa de 95 anos e me disse quando viu uma moça e disse “ Não sei se é namorada do meu filho, mas tem hora que não devemos dizer nada.”

Confesso , como tantos falam de deus, eu me sinto muito incomodada de ouvir de deus.

Agora quando minha amiga disse que era muito preso na minha mente. contei escutei de uma amiga que a palavra deus, karma etc, me ajudou tirar o medo das palavras, disse “ é ainda está presa na sua mente.”

Então quando conheci esses dias a Fatume , e é do Líbano e faz 41 anos que está no Brazil. A nossa conversa foi de conversa de tudo. Conversamos do Islã. Ela me contou e é Muçulmana me disse allah ( deus).

Ela me perguntou o que penso da existência. “ Eu disse que já li muitas filosofias e teologias, já que quase morri, as vezes nem sei se estou na terra. O que sei, é que não sei quase nada, nem sei porque vivo.” Nada de tristeza, mas não sei quem somos.

Percebo, que as vezes quando vou limpando a minha mente, aí a pessoa vai contando para mim.

E toda hora vou encontrando as pétalas( as pessoas menos presas nas tradições )vai aparecendo as pessoas que falam que sou o amor. Fatume, me disse, não importa o nome de uma coisa. Para ela é Allah, para min nunca soube, talvez uma espiritualidade, com amor e liberdade. .

Mas sei quando fico revoltada, contrariada faço tudo que não deveria.

A senhora Fatune , me disse que tem uma conexão com deus e senti “quase ninguém vai entender. Mas eu entendo, Sò nos que somos loucas. “

Saiu lagrimas de nós duas . A minha foi de felicidade, amor.

Quem sabe que um dia sou uma partícula da Vacuidade, e aì nem reage quando as palavras do outro vê que é um espelho que reconhece e desapareceu.

Com amor,
Ju