Conhecimentos das senhoras

Hoje fui almoçar com minha avó e mais uma vez aprendo mais coisas das pessoas mais velhas.

A minha avó tem quase 95 anos. Era para eu ir nadar mas quando ia minha avó me diz para ir comer, e lá fui eu.

Eu nao sou típica brasileira. Não ligo para tradições, coisas materiais e gosto de aprender da vida das pessoas. Sei que isso vem das possibilidades que tenho.

Hoje estava eu conversando com uma amiga da minha avó que tem 88. Ela me contou que ficou querendo saber porque moro com minha avó .

Contei que veio desde os meus conflitos políticos e ideológicos que temos desde de jovem e até de eu fugir com 18 anos sozinha para o Espirito Santo.

Contei que também morei muito fora do Brasil e da liberdade. Sozinha Australia, EUA, Holanda e viajando. E tbm com marido ou familia Argentina, UK e Peru.

Essa senhora me contou que a neta queria morar com ela e a filha não queria deixar. Que se aceitasse ela não falaria mais com a sua filha ( mãe da neta).

Essa mãe tinha dito à filha, quando chegou 2 da manha que se fizesse de novo, não poderia ficar mais em casa dela. Essa jovem com 22 anos, ficou revoltada e ligou para a avó.

Essa senhora de 88 disse à mae.

« Vocé tá louca? Quer deixar sua filha na rua? Essa tradição é do passado. Por isso casávamos jovens. Era para nós fugirmos da família. Como vc não percebe? Agora é a época de morarmos juntas antes de nos casarmos. Assim temos ideia. »

Fiquei tocada. Eu nunca fui na loucura de casar sem experiência . Já casei duas vezes. E eles até ficaram amigos. Mesmo porque a brava e chata, sou eu. Mas nunca na minha vida ia me prender assim nem por doença, nem por medo. E muito menos por machismo.

De onde será que vem essa loucura dessa mãe, de fazer controle de alguém?

O que mais me tocou é ver uma senhora de mais de 80 anos já saber disso. E sua filha ainda presa em controlar alguém.

Sábia ainda é minha avó que nem liga para as disputas das minhas brigas com meus pais. Nunca seria de me abandonar de ser neta. E nem deixaria mae. O mais belo é que minha avó sempre aceita as escolhas dos outros.

Sábia ainda mais porque a minha avó quando dá qualquer coisa, sabe que aquilo já não é mais dela e não é para controlar o que se faz com aquilo.

Incrível como a vida é livre mas alguns ficam na ilusão que podem controlar. Pena que alguns caem no controle e perdem o melhor único de cada ser humano: A Liberdade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s