Caminho das rotas são distintas.

Estava eu hoje conversando com a Naoko. Naoko que muitos da familia da minha avó chamam de Neusa. Ficou com o nome Neusa pela religião católica.

Os pais eram do Japão. E o nome real é Naoko mas aqui no Brasil mudaram mas ela gosta do seu nome real, portanto desde que aprendi eu a chamo de Naoko.

Hoje como estava falando de quanto meus amigos a admiram ela disse. Naoko riu e disse.

“Na minha familia acham que eu faço tudo errado. E as pessoas que me conhecem de fora me acham boa, me falam de amor. Eu digo o que eu realmente vejo e percebo que as pessoas de fora acham perfeito. Já a minha familia é mais de falar o adequado”

Eu ri porque penso que somos muito parecidas.

Naoko tem 83 anos e sempre eu a admirei. Eu a conheci faz muitos anos. Na verdade eu a conheci via tia Wanda que é irmã da minha avó e que já faleceu.

Naoko sempre impressiona meus amigos. Costurava e todos os dias faz cursos e morou no Japão. Naoko nunca para de aprender novas coisas. Nunca aceita caronas porque é bom andar.

Naoko já faz acupuntura, cromoterapia, moxa, shiatsu, heiki, reflexologia, drenagem linfática, integração crânio-sacral, radiestesia e radionica, tarô alquímico, astrologia alquímico.

Confesso que eu nunca nem sei o que são as coisas que ela faz comigo. Só sei que sinto que o que ela me faz, me dá, me ajudaram realmente a melhorar. Sei que os que tem muitos que nem querem saber dessas coisas.

Também vejo que as palavras profundas ficam dentro de nós. Vejo que tem tem lados. O estimulo de competição de um lado e do lado de paciência e pensar nos outros.

Tenho ponderado também do tanto que as pessoas ficam se distraindo do real e é feito de mil maneiras.

Conheci o Mr Colly que é um senhor apaixonado com o poder da China. Ele me manda diariamente informaçoes do mundo. Mr Colly eu o conheci no Vietnã no ano passado. Ele se distrai com as piores informações do que se passa no mundo.

De um lado tento evitar falar com ele. Fico intrigada por ele me mandar tudo da China. Ele tem passaporte Ingles e Americano e quer casar com uma jovem da China.

Ele me manda milhões de artigos. As vezes me faz mal mas tenho dó. Mr Colly é tão aberto que já me disse que casa por interesse dos dois lados. Ele quer passaporte da China e ela dos Eua.

“Inglaterra quebrada faz tempo e amor é invenção de burros”

Mr Colly é brilhante, de Oxford e infeliz.

Naoko é feliz pelas experiências com as pessoas.

Na filosofia lembro de como Socrates dizia “Conhece-te a ti mesmo… “

Na grécia esses pensamentos faziam ele ser preso e ter pena de morte. O incrivel é que a pena era de se suicidar porque não se pode matar o outro na Grecia.

Pondero e vejo diariamente que todos os meus amigos de doutorado sempre tem e tinham informações que os faziam sofrer. Um amigo se matou e eu estava no hospital. Um grande amigo da Russo escreveu no nosso email coletivo com admiração. Eu escrevi que estava no hospital e que nunca percebemos nada sobre ele. Assim varios amigos meus me escreveram para dizer da vontade de se matar que tinham. Nada me chocou. Fui aprendendo. Nos falamos até agora.

Na verdade o que tenho mais visto pela vida, nos lugares de doutorado tiveram profunda tristeza. E vejo esse senhor Mr Colly me dizer que vai se matar. Eu ja disse mil vezes quem fala, não o faz. Digo a ele que só precisa de atenção . Eu conheço quem se mata a pessoa desaparece. No silencio. Não vai a psicologos, médicos.Ficam num silencio enorme. Sem jamais deixa claro.

Escrevo isso por saber dos dois lados. Pela filosofia e do budismo penso em conhecer-nos a nós mesmos. Mas do amor tento não abandonar o total de ler as palavras duras de Mr Colly. Isso é compaixão. As coisas extremamente duras que ele diz e me faz mal. E eu sempre acho que por bondade devo falar com ele. Quando digo que eu dou conselhos para ficar melhor. Ele diz que não faz sentido. Ali eu vejo só tem que dizer o duro. Fotos de tibetanos mortos, noticias de jornais ingleses fortes. Nem leio porque de alguma maneira ele só precisa de atenção .

Mas a Naoko tem um alto valor para mim. Me faz lembrar dos limites do tanto que devemos dar o nosso tempo. Imagina se Naoko diria para alguém um ataque.

O amor e a Compaixão são as mais belas coisas que conheço. Quem ainda não sentiu, se quiser busque e não se desaponte muito que caimos de novo e cada um quer um caminho. Naoko é o caminho que quero ter e sei que ela e eu e todos que pensam assim tem que lidar com os que não o querem

Talvez o que eu mais quero dizer é que Naoko toca a todos porque faz o que ama e para ajudar os outros. Mr Colly pode sabendo falar mandarim, Russo, ingles, frances etc faz tudo para ganhar dinheiro. Mr Colly é muito triste. Faz tudo por orgulho, dinheiro, e classes.

Naoko o faz pelo amor. E claro os que estão na famila da as culpas de não fazer considerado algo de alta classe. A alta diferença é que todos que a conheceram sabem que ela ajudou aos outros de uma maneira positiva.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s