Do Amanhã sabemos que o sol se põe. Da China, da Europa, dos EUA não sabemos muito.

Aqui na Tailândia existe mil histórias. Em geral todo mundo sabe que esse rei Pohumibhol é adorado por todos. Eu pelo menos todas as vezes ouvia as pessoas falarem bem dele.

Aqui se chama Rama e é o nono. Ele já tem 88 anos e todas as vezes que eu estive aqui e teve algum problema na cidade ele ia para rua para ajudar a limpar. As pessoas todas pareciam gostar muito dele e da filha e não gostavam do filho.

Também tem toda a história das pessoas das camisas amarela e das vermelhas mas eu não me sinto apta para fazer um resumo deste conflito . Mas vou tentar um Male Male 

Em poucas palavras é meio assim os camisa vermelha apoiam o Thaksin Shinawatra 


Ele era primeiro ministro e foi retirado pelos militares em 2006 e depois re-apareceu no poder por trás da sua irmã. Ele exilado muitos achavam que na verdade era ele no poder. Se ela ia a Birmânia na semana anterior lá estava ele. Era carregado de corrupção etc e tal.

Os camisas amarelas eram os que se opunham à Tashkin e era um “movimento da rua” dos educados, nacionalistas, realistas etc e tal


 A batalha dos camisas vermelhas e amarelas é complexo. Do lado dos vermelhos tem estudantes, gente de esquerda, ruralistas e ironicamente alguns de businesses que se opõe ao controle militar. 


Importante dizer que o Tashkin era o homem da telecomunicação. Já os camisas amarelas eram a favor do mundo real, classe média alta, e da população urbana. Ou seja, ninguém sabe o que se passa aqui quando esse rei adorado morrer.

Num desses dias a Pao me levou a uma Pagoda e quando chegamos lá ela me explicou a história dessa Pagoda que tem a ver com o quinto rei. Ou seja, faz uns uns 400 anos.

Ela se chama Wat prathat bangpuan  e tem muitas construções por lá.

Fica no sul de Isaan. E há 400 anos os chineses invadiram o Laos e chegaram até aqui. Essa Pagoda é o local onde os camponeses se esconderam para não serem mortos pelos chineses e terem suas comidas roubadas e se organizaram para poder expulsa-los.

Quando digo que tem coisa demais para explicar é porque tem. Quando cruzei para o Laos dessa vez  o nosso taxista quis nos levar para o bairro chinês.

Como assim bairro chinês ????

Pois é faz uns anos que o Laos alugou uma parte da terra por 99 anos para os Chineses. Assim como os ingleses fizeram com Hong Kong e nós obviamente não vamos saber se devolvem ou não. O que já sei é que meu taxista quer me levar lá porque os chineses o pagam.

Pao acha que é loucura confiar em chinês e mais ainda deles estimularem o comércio das coisas chinesas no Laos.

E claro que temos ao mesmo tempo eleição do Reino Unido vindo da enorme insatisfação querem sair do União Europeia. Há enormes disputas sobre isso mas eu vejo que vem da insatisfação, acorda o pre-conceito, dá uma noção de voltar ao poder do Reino Unido do passado com a alta chance de falência do estado, privatização da saúde e escola.

Nunca achei que o Reino Unido querer sair como a Alemanha e a França era sinônimo de movimentação para esquerda é mais o caso de insatisfação econômica desfarçada de ser social e que tende a levar a alta flutuação de moeda. Destruição de economias para benefícios de alguns poucos. E na hora de cortar custos de estados mais falidos deve vir privatizações e pre-conceitos.

Então me vem à mente a minha amada Birmânia. Toneladas de dinheiro da China e Japão que os da direita dizem que a China está fraca mas  a China ” gambles” por tudo que é canto e fomentam ideias de liberdade com telefones Huawei e internet que no final tem alto custo.

O FMI, o Obama  Harward e MIT podem dizer oque quiserem mas jamais me convenceram que verão o fim do euro como negativo, é sinônimo de dólares mais fortes. The economist pode falar o quanto quiser que a China não é mais forte. A China por esses lados compra terra de outros países e joga para os dois lados.

Eu sento na Pagoda e medito. E a Pao tira uma fotografia de mim enquanto eu tento lembrar do sentar e ficar de fora e de dentro.


 Quando volto para Mut Mee olho para o Mekong vejo o sol se por. Do amanhã a única coisa que sei é que o sol se põe.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s