De Volta a Nong Khai

Estou em Nong Khai na Tailândia. Nem sei dizer quantas vezes já vim para cá. De qualquer maneira sei dizer que desde de 2009 me sentia em casa em Nong Khai ou mais especificamente na Mut Mee.

A Mut Mee é de tudo um pouco. Pousada, hotel, yoga, árvores, rede, comunidade, biblioteca, refúgio de tantos. Fica na beira do Mekong, do outro lado você vê o Laos. Vc chega e tem quarto de todos valores. Ganha um livrinho, pega o que quer, escreve o que quer comer coloca na cozinha e quando você vai embora você paga. 

Ninguém fiscaliza nada porque  é baseado na confiança. O Julian é casado com a Pao, um dos proprietários. Ele é meio inglês meio Palestino  e é um grande contador de histórias.  A Pao é Thai e é professora.

Em 2011 eu trabalhei aqui  até quebrar meu pé antes de ir para a Birmânia. Em 2013 eu fiquei mais de mês aqui antes de ficar em coma em Bangkok.

No princípio eu era a típica turista, ou seja em 2009 só conhecia o Julian e os turistas que estavam aqui. Em 2011 quando contei a ele que tinha abandonado meu ex-marido, doutorado, ido para a Índia me apaixonado por um Israelense e tinha mudado com ele para Itália mas me sentia perdida Julian disse que podia vir e trabalhar aqui.

“Eu? Não sei fazer nada Julian.”

” você sabe conversar com qualquer um” 

e assim eu vim para cá e então fiquei amiga das Tailandesas da cozinha, dos turistas, das prostitutad e até do mendigo.

Que trabalho maravilhoso . Ganhava pouquíssimo para ficar amiga dos que chegavam. Eu aprendia das Tai e dos viajantes. 

Sentava todos os diante na frente do Mekong e todos os dias pensava se aquele dia era o mais bonito. A jornada era de 6 horas sentada na frente do Mekong e debaixo das árvores.


Nunca fui muito de comprar roupas ou bagulhos. Eu fazia massagens e me divertia e ia curando aos poucos a minha dúvida existencial.

Portanto não podia vir até a Tailândia dessa vez e não cruzar o país para ver meus amigos. Acordo cedo e vou tendo contínuos encontros. 

Fico desapontada de perceber que só me lembro Ko Pung Ka. (Obrigada). Sawadika . Pego meu livrinho vermelho e escrevo ” não sei falar Thai” e mais um monte de frases. 

Julian me espera chegar ontem no fim da noite  mas tiro fotos hoje. 


Hoje de manha vejo novas funcionárias e de repente Vejo Noy e Tia . E de repente  Mun e Yong!



E vou ficando muito feliz.  Atén a Claire vem me ver.

Resolvo que não vou fazer nada demais. Ouço das novidades de tudo e daqui. Vejo pequenos detalhes.


 Vou antes das 7 ver as massagistas que conheço há anos! Elas me abraçam, me dão chá e dizem que estou muito bem nas pouquíssimas palavras que temos. Rimos, faço massagem e elas me dizem que eu estou calma.

Peço meu adorado Pad Thai


Vejo a Pagoda 


Fico impressionada pelo tanto que a cidade cresceu. Ando na beira do Rio.

Ando no mercado e compro tantas roupas daqui. A mais cara é 12 dólares. A mais barata uns 2 dólares. E são tão mais coloridas que as que se vê em shopping. Eu adoro. 


Minhas amigas Tai me ajudam a por. A tirar as fotos. Eu sento na rede e passo meu dia assim. Num total prazer do fazer tão pouco e trocar tanto de sentimentos sem muitas palavras.

Minha avó já tinha me dito uma vez que ela tinha comprado uma mAla a mais para trazer tudo que trazia da Tailândia e da África e que eu ia ter que fazer o mesmo. 

Não acreditei. Nunca liguei para comprar nada mas dessa vez fico impressionada de perceber que tem milhões de coisas que eu adoro e que sem duvida não só eu comprei mas eu tbm ganhei. Penso  nos meus pais que usam mala de 6 kg para não despachar e não carregar nada.

Fico impressionada de ver como tudo é tão caro no Brasil e aqui é tanta produção que os valores são baixos. Aqui eles amam as cores e eu também.  E eu nao quero comprar mais nada . Já tenho presentes para minha avó, André , minha mãe , netinha  e muitos para mim. Só Deus sabe como eu carrego isso 🙂


Faz calor, deito na rede, tomo café gelado com leite moça e penso 


Como eu amo a Ásia.  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s