Kalaw, as crianças e o meu primeiro dia em Shan.

Acordo as 4 da manhã porque ontem dormi as 8. Cedo demais e fico na cama e falo pelo face talk com minha avó que adorou meu ultimo post e o lugar que estou ficando e me informou que seu IPad quebrou.

Na hora do café saio para passear. Chove e graças ao conselho e o presente utilíssimo da minha mãe tenho otimo casaco de chuva e guarda-chuva. Meus pais ainda que de filosofias diferentes da minha também gostam de viajar e caminhar e são cento e cinquenta mil vezes melhores caminhadores que eu. Hoje mesmo me mandam fotos. Estão andamdo e subindo pedras na Itália.

Minha mãe nasceu em 47 e está subindo pedras. E eu tomando chá 🙂

Saio passeando e nem penso primeiro em entrar nas lojas. Paro na frente de uma escola porque vejo muitas crianças rindo . Passo quase 15 minutos olhando e uma hora uma menina diz “Hello”. Começo a dar olas e mais criança vem me ver. Eu fico do lado de fora fazendo sinais para as crianças que depois de muita vergonha quando uma diz “Hello”mandam beijos.


E eu lá debaixo de um guarda-chuva digo “umbrella ” e elas repetem e mandam dessa vez são beijos voadores. Elas têm uns 6-7 anos. Não tenho coragem de entrar porque não vejo a professora. 

Sei que ficamos ali brincando por quase uma hora. Eu mostro um dedo e elas sozinhas sabem contar até 10. Elas sabem dizer “goodbye” e fico mostrando partes do rosto e os nomes e elas repetindo. Realmente não dá para explicar como é divertido e me lembra eu dando pseudo-aula de Inglês em Isaan.  Essa foto debaixo é de Isaan.

Isaan é a província mais pobre da Tailândia. Na verdade antes era Laos por isso até meu pouco Tai era inútil e lá só a Horm que falava um pouco de inglês. Lá eu fiquei um mês e foi a minha primeira vez no sudeste asiático em 2009 sem poder falar bem com ninguém. Foi maravilhoso.

Engraçado pensar nisso enquanto eu faço quase igual o que fiz com as crianças de Isaan. Isso me resgata o passado e o princípio do meu amor pelo Sudeste asiático. Resgata em mim a memória da menina Australiana jovem que ia a Birmânia e lembro que foi lá em Nong Kai que me deu vontade e vocês sabe nunca dava certo.
Não sou supersticiosa e mesmo 3 sendo o meu número favorito eu não decidi que não era nessa vida. Quando deu muito errado na terceira vez. Tentaria a quarta.

Quando paro debaixo de chuva dando risada com as crianças que falo para ficarem cobertas eu me sinto grata que não tenha dado certo antes. Hoje eu estou consciente de cada ato que me é dado. Antes não seria tão especial como agora.

Sinal de aula começar. Mando beijos voadores e ando ainda mais. Como estão felizes essas crianças. Vou andando e entro em mercado de comida, de flores, de Tamei e Long Ji e esses são feito à mão e são dessa província Shan.

Compro mais Tamei e Long Ji. Um casaco para minha avó, e uma blusa. Uma bolsa. Eu que nunca compro nada viajando fico encantada por essas coisas feitas à mão. O vendedor me dá de presente o símbolo daqui. Aqui naturalmente tem Pagodas, mas também tem Mesquita e para minha surpresa um templo Sikh. E eu caminho vestida como uma mulher daqui.

Ando ainda mais e tem um milhao de agências. Escolho a esmo uma agência. O menino parece desanimado. Não confia nesse governo .. Mas falo tanto com ele que ele me conta dos turistas. Tudo que eu já sabia. Aqueles que pensam que dinheiro compra tudo.

Decidi que fico aqui até dia 14 aqui em Kalaw. Amanhã vamos caminhando para uns vilarejos. Caminhada de poucas horas e voltamos e se tudo transcorrer perfeitamente nos outros vilarejos também vamos caminhando nos dias seguintes. 


Ou seja estou estacionada para dormir no meu belo hotel. O guia se chama Kimá Inhê ( como eu aprendi)

Dele eu aprendi ” Tuijátá-uãtá-patê”

Foi um prazer te conhecer. 
Graças ao meu livrinho vermelho e ao senhor Win ele sabe dizer Julieta. Na língua daqui é assim:


E um dos grupos tradicionais de Shan vejo numa foto se veste assim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s