Senhor Win me leva ao Jardin Botânico 

Nem sei por onde começar de um dia tão perfeito. Talvez do ônibus simples que é uma história sozinha. Como tinha escolhido o método mais barato senhor Win me leva ao ônibus aberto.

Desses que tem na Ásia e acho que na Venezuela. Difícil de explicar . É como se fosse dois bancos um na frente do outro. As costas para a estrada é aberto. Chegamos e esperamos ficar lotado. De coisas e pessoas. 

Quando se está totalmente lotado ainda aparece mais uma mãe com duas pequenas crianças. Assim fica claro os valores daqui. O menino de no máximo um ano senta numa caixa e a mãe distraída não vê. O homem desconhecido ao lado se aperta e pega a criança e coloca ao seu lado. Ninguém reclama de falta de espaço.

Eu claro peço para tirar fotos e eles dizem sim. De repente uma menina fica muito intrigada com senhor Win e ele me explica que ela trabalha para os koreanos e quer saber como é que ele fala inglês tão bem. Ela fala Burmes, Chinês e Koreano.

Bom de cara ele me explica que não é só a China e a Tailândia que investe aqui mas também a Korea e o Taiwan. E de cara pergunto a mesma pergunta que a Menina tinha perguntado ao senhor Win. 

” Meu pai era tradutor dos ingleses durante o império inglês. Eu estudei matemática mas o que eu amo é a língua inglesa. Meu pai me ensinou aos quatro anos.”

Fico impressionada. Eu na verdade nem sabia onde íamos. Eu tinha concordado porque gosto do senhor Win. Nosso pequeno ônibus vai subindo uma bela montanha, parece uma serra. E eu amparada tenho duas bolsas. Casaco de chuva , guarda chuva e uma blusa de frio. 

Conforme vamos chegando vou vendo uma cidade colonial, casas europeias que agora pertencem aos chineses. O lugar é muito bonito pelas casas e pelo verde e por ser no alto de uma serra.

Até então nunca tinha perguntado ao senhor Win onde iríamos e ele me avisa que é num jardim botânico. Minha mãe que ama jardins botânicos teria ficado encantada. Aquele jardim inglês com os detalhes da Ásia. 

Há Lagos, árvores, cisnes , pássaros. Chineses e Burmeses. De ocidental só tem eu. Tem lugar para tomar chá e café. Comer . Se eu já não tivesse me inundado na micro parada da comida local comeria no entanto sento e converso com seu Win e tomamos chá e café.

Tiro meu livrinho de anotações para escrever tudo que eu pergunto e ele responde. É realmente tem coisa demais para eu contar então vou focar no ponto: a jovem democracia.
1948 a junta tomou o poder e os britânicos partiram. Em 2011 houve eleições que deu poder por votação ao General Thein Sein. De cara todos sabiam que era fraudada a eleição. Mudava de cor de verde militar para falsa democracia.

Em 2016 ganha por enormidade Tinkyaw que senhor Win diz é honesto, simples, filho de um escritor famoso. Ele fundou com a Su Ki o partido da liberdade.
” Por isso falamos e eu digo que nossa democracia é jovem.”
Fico emocionada ouvindo senhor Win contar. 

” Julieta você deve ter sido muito boa nas suas outras vidas porque seus sonhos se realizam. Acho que você deve ter nascido na Birmânia antes.”

Digo para ele que quando como na Ásia eu penso isso. Conto dos Tibetanos. E ele me conta dos Theravada.

” Julieta faz 3 dias que nos conhecemos. Seu número favorito é o dia está perfeito.”

De fato, conto a ele que minha avó tinha dito que eu tinha tanta expectativa de vir que talvez me decepcionasse. No entanto, todos os dias eu me sinto grata. Todos os dias eles me parecem perfeitos. 

Sem duvida queria que o André estivesse aqui. Eu olho as coisas pensando que ele gostaria. Sem duvida sinto saudade da minha avó mas me sinto feliz.

Saber que eu cheguei aqui junto com a felicidade do povo me inunda ainda mais de alegria. 
Amanhã parto para Kalaw e depois para o lago Lake. Se não escrever é porque não têm internet. De qualquer maneira se desaparecer até o dia 21 só se preocupe no dia 21.

Estou feliz e me sentindo muito bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s