Já me sentindo em casa em Mandelay.


Hoje é o sétimo dia 🙂 O meu plano era ver o palácio real. Era porque resolvo pelo menos dizer bom dia ao senhor Win.

Ando livremente e tenho anotado que é na rua 31 com a 84. E vou virando e virando e vendo uma loja atrás da outra de telefone, eletrônico, comida, roupa etc e tal.  Vou pedindo se posso tirar fotos das pessoas. Todas dizem sim. Mostro para elas depois.
Estou na Mandalay antiga. Para ser honesta não tirei fotos da parte nova. Fico encantada com a parte antiga, o trânsito maluco de motos, pessoas e ônibus. E a cada esquina me perguntam se quero um táxi. 

E eu sorrio, digo ” Minga Lá Bá”. Um bom dia, tarde noite. Faço gestos que gosto de caminhar. Eles sorriem e me perguntam para onde é que vou e se tenho destino digo e eles sempre me ensinam o caminho.

“Tchê Su Bê”

E não é que estou hesitando se vou primeiro  ao palácio ou ver seu Win e ouço “Julieta”

Estou passando perto deles e nem sabia. Fico radiante. É tão bom ser reconhecida. Então começa mais história. E eu desisto de ir no palácio porque senhor Win me explica que é bonito por fora, 10 dólares para entrar num espaço militar. 


Ele me explica que ele está de jejum no dia de hoje mas que os meninos  estavam me esperando chegar. Eu fico tão inundada de felicidade que abro meu post e traduzo o que eu escrevi e ele fica muito feliz e diz que de errado só o nome do irmão da Su Chi que se chama Au San U e não Au San Ku 😉

Os meninos vem me falar do Dunga, robaldinho, e eu digo que gosto do Messi. E ele mal entende inglês menos ainda eu torcer para a Argentina 🙂

Senhor Win me diz para lavar as mãos já que vou comer como eles. Sento e acho que vou ganhar todo peso que perdi doente e mais um pouco pelo tanto que gosto da comida.

Falamos de política. “A democracia é jovem aqui.” E ele vai me surpreendendo mais e mais quando fala que do lado do capitalismo parece para ele que só existe para os ricos, e o mundo financeiro. “A China não é perfeita , nem é os EUA mas pelo menos tem mais equilíbrio dois lados poderosos.

Eu também percebo que a Tailândia e a China seja lá por qual interesse permite que agora aqui todos possam saber do resto do mundo. 

” A democracia é jovem mas agora nos falamos mais e temos esperança.”

Senhor Win perdeu a mãe com 84 anos e no último ano morou com ela. Tão caro foi o tratamento que ele agora mora com os monges. 

Se oferece para me levar para ver os lugares bonitos. Sugiro maneira barata e ele consulta um menino que diz para irmos de ônibus. 

Concordo e pergunto quanto eu dou para ele ser meu guia. ” Nada.” Insisto a comida, o transporte faz dois dias que como aqui!!! 

“Julieta , ótimo. Você gosta do meu país, você fala com as pessoas. Quero que se lembre bem daqui. Vamos tomar sorvete hoje as 7?”

Concordo é claro. E amanhã embarcamos para o topo da montanha do lado e eu pago a comida para ele. Amparada por seu Win que sabe de um tudo e volto para esse hotel. 

“Senhor Win vamos e voltamos e no outro dia eu vou para Kalaw e Inle Lake. Quando voltar fazemos o que o senhor achar boa ideia.”

” Sorvete as 7 e agora você devia fazer uma siesta. Importante depois de comer.”

Chove torrencialmente e eu coloco meu guarda chuva e vou para a sorveteria mesmo assim. Chego 5 minutos antes. Se não tiver lá eu entendo.

Mas nem ele , nem eu temos medo de chuva. E ele me encontra só para beber água. Está de jejum hoje 🙂 E amanhã devemos estar com saúde perfeita.

Pergunta se preciso comer. Digo que não. Diz para eu trazer um casaco de chuva, um guarda chuva e me explica a rota. Conto a el a história do russo. Ele também leu Dostoyevski. 

Julieta amanhã eu vou te contar a minha história. 

Como eu gosto do Senhor Win!

1 thought on “Já me sentindo em casa em Mandelay.

  1. Julieta
    Apesar da correria, estou curtindo muito seus relatos. Hoje fiz uma compra na Apple, e o vendedor era de Burma. Aproveitei para conversar um pouco, foi muito bom. Acho que estou aprendendo com você…bj

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s