Me parece que nao é nem só o Brasil. É o mundo. Penso no aviao que se tiver caindo precisamos colocar a mascara para ajudar a criança do lado. E penso que vejo um mundo dividido de pessoas que estao dominadas por raiva e odio. Com muitas que em hora de desespero pensam só nelas mesmas. Nao sao pessoas ruins ,estão perdidas.
Escrevo sem editar, e sem conseguir ver perfeitamente. Tive um AVC. Como sempre foi presente deixou pouca consequencia. Tenho Angitis, que é vascule cerebral. Que é auto-imune. E no hospital quem foi me ver era Selma que eu conhecia fazia so uma semana. Isso me tocou muito. Selma que mora na Zona Leste e que me contou das bombas, da agua, das casas queimadas. Da policia que aparecia nao para ajudar mas para alertar que as pessoas ficassem caladas. Tocou-me por sua enorme generosidade de vir ate o centro me ver.
Eu que tenho ido a comissao de Justica e Paz e muitos outros eventos aqui em Sao Paulo independente do AVC penso nas pessoas. Por isso sou informada rápido. Hoje teve conflito , teve uma audiência no plenário da Câmara, presidida pela deputada Luiza Erundina, no Dia Mundial de Saúde, sobre a questão do Zika Vírus, e simplesmente o presidente da Câmara, Cunha, impediu trabalhadores, docentes, pesquisadores, estudantes e conselheiros de saúde de participar do debate.
É uma audiência pública, no Plenário Ulisses Guimarães, que sempre foi aberta ao público, ainda mais para a comunidade científica, do SUS e do controle social. NUNCA ESTE TIPO DE ATIVIDADE FOI VETADA AO PÚBLICO.
Contado por Vinicius Ximenes
Médico de Família e Comunidade
Sanitarista
07/04/2016 às 10:30 hs
Tem uma tentativa de censurar a internet. Tem uma tentativa de criminalizar movimentos sociais. Temos uma imprensa que conta só um lado.
Da asia eu aprendi que nao tem como se dividir em lado, no Oriente Medio eu aprendi que por essa divisao continuam brigando. Na Europa eu soube que ainda eramos de pensamento coloniais. Temos um sistema politico, juridico, jornalista, e policial isolado da imparcialidade. Carregado de corrupcao. E de historia colonial.
Sou privilegiada tenho o tempo de focar em duas coisas. Em me curar e em estar disposta a defender os direitos desses que estao sendo perdidos, esmagados. Nao faço apologia a partido e eu apenas peço cautela, calma, compaixao. Nao pense só em voce. Nao pense só nas contas. Pense naqueles que tem menos. Menos capacidade de se defenderem caso tudo seja tirado. Perceba-se como privilegiado se voce tem consciencia.
Repito como aprendi: dor é inevitável mas sofrer é uma opcao. Nada se constroi do odio. Uso a minha propria vida, privilegiada que se mata sozinha por falta de dar valor a tudo que sou, que tenho, a todos que estiveram como puderam do meu lado. E imploro que voce faça o mesmo. Pense naqueles que precisam de ajuda. Pense no bem geral do mundo, do Brasil. Coloca a mascara e respira e ajuda a pessoa do lado mesmo que nao seja da sua famila.
Julieta