Eu nunca chamava a vovó de senhora e sei que vários que chamam. E as últimas pessoas que viu e voar e foram as suas amigas. Assim é o valor de amizade, e a mente .
Eu sempre achava que a mente tem que ser ativada e nada de senhoras .
Como amigas minhas , e eram da vovó. Já não tem mais essa de senhora.
Amigas da vovó, 94, 96, e varias mais de 90 que se abrem comigo. E amigas novas e e que não eram da vovó.
Ana Maria me disse “ Eu seu que sou uma senhora, mas me chama você “
Assim estou aprendendo e me contou que a Ana Maria era psicóloga e aposentada , mas e tinha aprendido e na Argentina. La eram mais evoluídas de fazer faculdade, do que no Brasil, aqui só pensavam em ser de casa. .
Esses dias eu tenho conversado com com a Elsa e passamos dias conversando.
Ela perdeu a visão, e na consegue ler, mas como começou a ficar a amizade de eu perguntar. Quando perguntei e aperta
“você prefere senhora, ou não?” e ela me disse
“Você, essas palavras são velhas, me chame de você. “
O mais interessante é porque muitas coisas me disseram das coisas de que foram de muito tempo atrás, e de ser mãe. Contaram de como eram. E ela era Carioca como a amiga da minha avó.
Esses dias conversei com a Sonia e ja esta perto de fazer 96 anos. A Sonia um tempo tinha cansado de morar como filha e outra cidade.
Faz quase um ano que voltou sozinha e na sua casa. Cansada do Covid e ver a televisão. Mas esta escutando a musica e a Cultura. E ainda pensa como estou.
A Daisy também eu falo no whats e musica. Conversas muitos assuntos porque a sua mente.
Eu que falo com a fono e especialmente de musica e cognição.
Mas como eu já tive comas, e lesões e não melhorar a mente. Como passei nas aulas de como eu pensava. A nossa vida esta por dentro. .
Nada como a fono, e estou escrevendo e falando melhor.
Assim eu admiro as pessoas que estão aprendendo as coisas novas.
Ou seja, não é uma pequenas crianças . Ou seja , nós temos que aprender varias novas coisas, de como fomos bebês. E o melhor é que não queremos de senhor , senhora e a sua mente é alegada que o outro te descreve. .
“ Neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal ou plasticidade cerebral, refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito é exposto a novas experiências. [1 ] Esta característica única faz com que os circuitos neuronais sejam maleáveis, sendo a base da formação da memória e da aprendizagem, bem como na adaptação à lesões e eventos traumáticos ao longo da vida.”
Assim que tenho me lembrando nas minhas aulas de cognição na LSE . E tendo que escrever e falar e com pensamentos de la. . Assim Vovó tinha aprendendo do computador, suas amigas de utilizar o whats no telefone.
Eu nem sei porque as pessoas não não querem tentar. Talvez porque na nossa brigada e que de pequenos éramos mais adaptados os nossos erros.
Claro o nosso corpo materialmente é mais duro, mas a nosso mente temos que darmos valor de como somos, e todos podem ficar melhor. .
Por isso eu escrevo. A vida é a nossa liberdade de nós mesmos. Grandes companheiros da vida mas tudo é internamente. Com amor, Ju