Venezuela e Brasil- Guerra Civil Ou Econômica?

image

As pessoas do Brasil vivem me perguntando porque vim a Venezuela.

Respondo a verdade que vim para subir o Monte Roraima.

“Quando volta? Porque está ficando mais tempo. Já que já subiu.”

“Não sei quando volto. Talvez quando o dinheiro que eu tirei no Brasil e troquei no dia 18 de fevereiro acabar.”

“Mas porque você quer ficar numa ditadura, sem liberdade, num país que é perigoso e é até considerado pelos EUA uma ameaça a eles. ? Vai ter uma guerra civil aí.! Quanto de dinheiro vc tirou e da para ficar quanto tempo?”

Bom, então para eu responder essas perguntas melhor fazer esse post….

Talvez a coisa mais cara que tenhamos feito foi subir o Monte Roraima. Todo mundo deve saber que a economia aqui está colapsada. Na prática isso quer dizer que troquei 1 real por 55 bolivares. A última vez que vi, há duas semanas no mercado negro de santa elena aqui na net, dizia-se que 1 real já era 71 bolivares.

Ou seja, vc troca mil reais e sai com sacolas de dinheiro. Troquei meu dinheiro na fronteira. Verifiquei e de fato tive o melhor cambio do dia. A próxima pergunta sempre é: ” mas tudo não aumenta de preço toda hora?”

Até agora não. Todos que vinham do norte da Venezuela explicaram que lá do outro lado tudo era mais barato. Em Santa Elena tudo era inflacionando por causa do turismo do Brasil e graças ao contrabando do petróleo.

Ainda que 99% por cento das pessoas do Brasil acharem que ir ao Norte da Venezuela fosse uma loucura quisemos vir. Mesmo porque tínhamos muito dinheiro depois de passar 7 dias no Monte Roraima, e muito tempo em Santa Elena. Além do mais eu nunca acredito muito no que está na Mídia. Queria ver como era para esse lado. E já que trocar aquelas sacolas de bolívares para real de volta não faria nenhum sentido, também assim não veríamos a verdadeira Venezuela.

E aí o que temos descoberto depois de cruzar a Venezuela? Nossa, muitas coisas.  Quase todas tentamos verificar. Por jornais ou varias pessoas.Nem todas meio por preguiça.

Não tem como dizer que não tenha insatisfação da classe media alta nas grande cidades. Tampouco se pode dizer que não haja MUITOS chavistas aqui.

Por que isso?

Vou enumerar as razoes que as pessoas dão aqui. Nas palavras delas.

1.” A oposição diz que quer democracia mas quando perde a eleição não aceita o resultado e diz que foi manipulado. Não há sistema mais confiável que o da Venezuela que é eletrônico e mecanico.”

(Pesquisamos. De acordo com a Forbes parece mesmo. Aqui http://www.forbes.com/sites/forbesleadershipforum/2013/05/14/venezuelas-election-system-holds-up-as-a-model-for-the-world/)

2. “Os países Imperialistas dizem que aqui a Mídia é censurada mas a única coisa que se passou foi a não renovação da licença do canal. Todos os países tem concessões com período definido.”

( aqui no meu hotel tem CNN, o Chavez del 8 e Chavez el Comandante, e mais um milhão de canais.

Aqui sobre a não renovação do canal RCTV

http://www.theguardian.com/media/2007/may/23/venezuela.broadcasting

3. “Graças a Chavez as crianças tem internet em todas as escolas e ganham um computador quando entram na escola.”

(Perguntamos a muitas mães

e disseram que é verdade. Aqui na BBC http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7642985.stm

Também conseguimos entrar em todos sites que quisemos ver.”

4. “Agora há saúde publica de graça. Direito a licença maternidade. Aposentadoria e empréstimo de dinheiro sem precisar mostrar que já tem.”

(Parece ser verdade mas não fiz pesquisa. É o que as pessoas dizem.)

5. Antes não havia controle de pesca de grandes companhias e não havia peixes para pescadores autônomos. Agora há peixes na costa. Qualquer um pode pescar.

( a ser verificado.)

6. “Dizem que falta remédio mas ainda existe fora das farmácias. Isso acontece pq Chavez colou valores limites o que leva a industria farmacêutica esconder  remédios para vender por fora. As vezes são abertos depósitos com remédios vencidos. Isso também é parte da guerra econômica. Acontece com a comida e o petróleo”

(Confesso que não pesquisei)

7.” A direita diz que Chavez dava petróleo a outros países. Isso é mentira. Chavez fazia escambo. petróleo por comida, remédio, médico etc.”

8. “Chavez era um homem muito politizado e a favor da educação para todos. Criou a constituição de bolso para que todos soubessem seus direitos, além de ter tornado livros mais acessíveis.”

9. “Chavez cancelou e refez todos os contratos com as empresas que exploram petróleo. Usando termos mais favoráveis ao pais. Há empresas que assinaram esses contratos. Agora o perigo vem do fato que a Exxon assinou um contrato com a Guyana para explorar petróleo num território disputado pelos dois países.”

(https://www.google.co.ve/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=Kl0IVd71C8SnyASqsYGIDA&url=http://www.kaieteurnewsonline.com/2015/03/14/exxonmobil-oil-drillingtensions-rise-as-venezuela-issues-subtle-threat-to-guyana/&ved=0CDIQFjAG&usg=AFQjCNGCqptcE2uKIQTOXTPGeRcJZS0A-g

………….

Bom, tem tanta coisa que as pessoas dizem que é difícil de não entender porque tantas pessoas amem e odeiem el Comandante.

Conheci uma Francesa que mudou para cá há 5 anos. Perguntei a ela se gostava do Maduro. Ela que mora em Caracas disse que era Chavista então sim, melhor do que os outros de antes para população geral, disse ela. Pior para quem gosta de sociedade estratificada, concluiu.

“Você teve esse bebê aqui? Faltam as coisas no supermercado e farmácia, há filas? Violência em Caracas? Vc fica brava?”

” Sim. Há hospital privado e público. Minha irmã que veio visitar foi no hospital público também e pode usar e não pagou nada. Todo mundo odeia fazer filas. Elas existem porque tem gente que compra muito para revender. E gente que tem dinheiro e paga mais para não fazer fila. Mas novos sistemas estão sendo desenvolvidos para não permitir alguns lucrarem da falta do resto.

“Mas você odeia as filas!”

“Sim. Mas não o sistema. Para população geral é melhor. Claro que para quem quer viver numa sociedade desigual é o pior lugar do mundo.”

” você como francesa gosta então do Chavez.”

“Claro. Chavez é único. Lutou pelo seu povo. Pela unificação da America latina. Mudou a vida de toda uma população. Trouxe consciência de justiça a todos. Por isso é amado e odiado.  Por isso seu governo continuará sempre ganhando. O povo agora sabe seus direitos.”

Por isso quando me perguntam quando volto para o Brasil nunca sei responder. De fato, não sei, aqui parece ter muito menos ódio que no Brasil nesse momento.  O dinheiro que troquei um mês atrás, que eu achava que dava para umas 2 semanas, não foi usado nem metade. Não me falta nada. Todos os dias eu gasto metade do que seria possivel para ficar ate o final do mes.

Nunca sentimos medo. A vida corre tranquila num pequeno vilarejo a beira mar fundado em 1600. Cada dia as pessoas te contam mais sobre suas vidas já que percebem que você está aqui faz muitos dias. No final de semana aparecem turistas locais que tem dinheiro para pagar hotel. Esses, é claro, odeiam o governo.

Quanto a guerra civil parece mais possível no Brasil do que aqui. Aqui nas ruas as pessoas falam o que querem e não vi ninguém brigando com elas como vi nos videos do facebook dos protestos no Brasil.

Meu conselho continua sendo sempre o mesmo: Não acredite nem nisso, nem na globo vá no lugar e veja sozinha/o. Em geral vai perceber que a verdade vem da história pessoal e não dos escritos que são financiados.  Jornal a cada dia parece mais que é feito para nos des-informar.

De qualquer maneira sabendo que o salário minimo não é nem 7 mil bolivares fico sempre me perguntando essa enorme aprovação de tantas pessoas pobres do Chavez é um milagre , falta de sentido ou muita consciência política? Sei lá.. Vem ver e me conta. Que é impressionante isto é.

1 thought on “Venezuela e Brasil- Guerra Civil Ou Econômica?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s