A última coisa que vovó me falou foi sobre os pássaros e o céu.
Eu achei estranho porque mesmo vovó com aparelho de ouvido, ouvia um pouco. Fiz um vídeo dos pássaros e mostrei a vovó, ela me disse dia que o céu estava muito belo e os cantos do Pássaros eram belos.
Vovó foi ao banheiro e ao sair se sentou do lado. Eu, André, Netinha e Josélia em volta. Vovó não diz nada. Pressão baixa. Não aceitava nada. No silencio levamos à cama. De lá eu desesperada, liguei para minha prima Sofia e para minha mãe, e o André chamou a ambulância.
Foi muito duro de ver. Senti uma eletricidade forte e me dei conta de que tudo para mim é emocional e certeza que vovó partia.
Aliás, todos os dias eu ia cedo ver se respirava. Eu lembro que eu estava com vovó e eu sempre contra o remedio tive que ir para o hospital e vovó com 95 foi me ver. Eu quando acordei disse que iria a Ubatuba e vovó foi e quando voltamos a Ubatuba sempre dizia nao esqueça de ir voltar ao Medico e eu voltei e disse que voltava a Ubatuba. Vovo ficou em Sao Paulo e eu disse ao André vamos para Sao Paulo. Eu sentia que vovó iria voar. André aceitar o meu desespero.
Nao sei quantos dias eu estava laa enfermeira me disse que deveria sair, mas eu não conseguia. Tentou fazer ela voltar e ela me disse, “você quer que que ela volte por você, ou por ela”. Aquilo me tocou. Claro que era por mim, faz anos que vovó sofria de herpes zoster.
O último filme que viu anteontem foi Perfume de Mulher, fez ontem palavra cruzada e me disse que pássaros sempre se houve. Ao André, pediu abrir as janelas e o céu era tão belo.
Mica me pediu a última palavra e eu contei, ela disse, pense sempre que ela me protege sempre, como fez, comigo a única aberta e de uma maneira louca, e que eu deveria pensar que esse pássaro é vovó.
Me tocou. Hoje foi o enterro como vovó queria. Tudo escrito.
Quando ouço o pássaro, penso que é vovó. Devemos respeitar a hora de partir.
Com amor, Ju
.
