A minha última lesão cerebral , veio descolonizar de abater da morte.

Queridos a última ligação para meu amigo Sho foi em Abril de 2021. Eu disse que eu estava no jardim, na minha compostagem, e eu disse que já iria ligar ja de volta. Isto foi em abril de 2021.
No dia 29 de abril, um grande amigo do Sho me ligou para dizer que o Sho faleceu. Eu já desesperada de acreditar desliguei. Liguei para o Sho, seu pai e como não atendeu , liguei para seu amigo de volta.
Quando liguei de volta, comecei a me sentir extremamente desesperada. Saí de casa para respirar e chorar, e a lua parecia estar cheia em frente ao mar. Eu até queria gravar a lua e o mar para me acalmar e lembrar.
Uma tristeza tão profunda. Tanto senti nesses dias , como minha mae registrou. Passou poucos dias dessa perda e já fui para o Hospital .
“- 05/05/21-19/05/21 – H. Samaritano (15 dias)
Colhe liquor que é enviado para a Clinica Mayo nos EUA e, como das outras duas vezes, nada se descobre. Ja a RM mostra duas novas lesões no cérebro, uma de cada lado. Queixa-se que a mao “está travada” e apresenta muita confusão mental. É submetida a 5 sessões de pulsoterapia com Solumedrol (cortisona) e 5 sessões de Imunoglobulina. É submetida a biopsia da medula e a PET Scan”
Sim essa perda foi muito dura , emocional e eu sem conseguir falar, ou pior porque conseguirá entender o que as pessoas diziam, mas não conseguia responder porque a palavra ficava presa na mente .
Dou Exemplo, de como foi a nova lesão do meu cérebro..
Se alguém dizia ” Julieta você precisa comer carne, você precisa de vitamina B12 .
Mas eu queria dizer , “eu vou tomar a vitamina B12, mas porque deveria comer carne ?. Mas na minha maneira eu iria falar ” Cá né, 21 mis?” Eu iria dizer dito em outra direção das palavras . Se iria dizer , seria “dizer iria se. “
Eu tive mais alucinações , sem saber focar , talvez Fior nem poder ler, escrever sem reconhecer nem a minha mãe e meus pais. E sentir não poder nunca iria existir já que não iria entender ninguém.
Na minha mente , pensava na minha amiga Denise Robson que é psicóloga Budista, eu a conheci em 2008, na aula do Dalai Lama em Dharam Sala . Foi bem no começo das minhas lesões cerebrais . Começamos voltar meditar , e me abrir, já que pensei ela iria entender da fraqueza das minhas palavras erradas.
.Dr Rodrigo de Holanda, me disse que eu preciso ir conhecer a Marcela Lima Silagi Siqueira, que é professora e Fonoaudialogia em neuro-geriatria. Ali ela me endicou sua colega a fono relacionada com a música , todos me tentavam eu poder conseguir voltar a falar e entender das imagens das coisas comuns ..
Na consulta, eu escutava Mozart que era um epilético como eu. Música que as vezes em partes devagar, e outras rápidas. Ali tentava escrever e falar de palavras . Eu que sabia tantas músicas , tantas letras , tantas melodias e eu não conseguia nem lembrar nada da letra mas a melodias ficam . Assim no começo eu escolha do músicas curtas , e aprender reconhecer fotos de coisas. Exemplo ver fotos para lembrar nomes simples, como tudo ” faca , culher, , frutas etc ” .
Na verdade é mais difícil é ler, escrever, e lembrar do nome das coisas , quase parece é renascer e aprender os nomes de tudo. Mas os nomes das coisas de filosofia são mais fáceis do que coisas da casa. Talvez porque nunca liguei das coisas materiais .
.Ali em 2021 comecei a tentar acalmar a mente , e aceitar que não lembro os nomes das palavras, e não lamentar . Melhor eu aceitar o que não sei, mas aprender focar do que eu quero lembrar e evoluir os erros de mim. .
Mas foi bem ali, senti que o Sho me fez aparecer tantos asiáticos voltar a meditar, e até de encontrar dos ocidentais que amam meditar e vieram aparecer.
Mas também , foi no hospital fui escutar que não podia ser vegetariana. Que parece Imunidade baixa e preciso de vitamina B12, você tem que comer carne. Mas ali até dá colesterol.
Mas eu te digo que hoje estou tão bem, e sou vegana, tomo remédio, vitamina B12, e medito todos os dias .
.Eu mudei de ser vegetariana, e nada de animais, nem carne, peixe , ou ovo, nem leite, nem queijo. Mas as vezes própolis
E me sinto muito melhor do que antes, mesmo com lesões cerebrais. Vegana, evito glúten e nunca percebi o quão saudável é a alimentação do Ayurveda.
As vezes me faz dar risada já que meu pai diz ” Eu vivo para comer, e você come para viver.”
É bem ali , que nos podemos nos modificar. Temos que ignorar o pensamento negativo, ja que podemos modificar a nossa mente . Porque disse no primeiro post , esqueça essa palavra dó, já é uma era muito negativa para minha mente. Nunca perca tempo de pena, temos que olhar de outro lado.
Comecei meditar quando era jovem, e aprender do yoga , depois virou querer fazer retiros de meditação , depois virou para acalmar , depois para não alucinar , e depois até para escrever.
Mas como me ensinou o Lama Lobsang. ” Meditar é estar presente , em qualquer postura , em qualquer lugar é ser presente .”
Quando o Sho partiu me fez re conectar com tantos meditadores , Budistas, Indu, Mindfulness.
Sabe, foi em 2022 que um Lama Tibetano que me fez pensar podia ficar melhor. Eu disse da tristeza das minhas incapacidades do cérebro , das alucinações , e ele me disse.
” Todos alucinamos , por que todas nossas percepções do que outro disse é sua forma de realidade, mas para outro é uma outra realidade. Você precisa meditar para aprender focar na sua própria mente .”
“Você sabe que nos utilizamos 3 por cento do cérebro, devemos ativar uma outra área do cérebro que nunca usou.”
Mas o que eu sei, de todos vocês viram todos os diagnósticos que dividi, de todas lesões cerebrais que tive . Hoje consigo devagar recuperar ao que eu é mais importante na minha vida .
Consigo fazer tantas coisas do que perdi, consigo falar, escrever, ler devagar de coisas curtas para focar, reconheço os rostos de pessoas devagar de que marcada na minha mente , memórias. Até de fazer yoga, correr, nadar, debater e fazer tantas novas coisas.
Então queridos, me fez até ver que o Sho estava internado até nós dias da Iluminação . No Budismo em Abril de 2021, a lua cheia foi no dia 27, e nesse dia também foi celebrado o Festival de Wesak, uma data especial no calendário budista que marca o nascimento, a iluminação e a morte de Buda.
Eu que nasci descrente, mas sinto que foi nessas últimas quedas que me jogou todos vocês que me fazeram voltar ser presente. Temos que descolonizar de se abater de diagnósticos , de doenças , de perdas , de mortes. É ali que ta dos nossos lados da vida não é classificações , de materiais, de realidades . Acho que é assim vamos vendo é a nossa alma. Assim sinto o Sho se Iluminou e está sempre perto da sua Compaixão.
Com amor , Ju .





